Entender um pouco sobre a história do marketing é importante.

Hoje, o marketing é conhecido como uma mistura avançada de estratégia e tecnologia, mas nem sempre foi assim. O marketing como conhecemos começou de forma muito simples com o objetivo de tentar vender bens e serviços.

As tentativas para realizar isso podem ser tão antigas quanto a própria civilização. Alguns acreditam que começou com a tentativa de apresentar mercadorias, de uma certa forma, para negociação. O esforço para desenvolver uma comunicação persuasiva para vender, existe desde os tempos da China antiga e da Índia.

Essa atividade pode não ter sido reconhecida como uma técnica de marketing na época, mas é onde a ideia do marketing começou a se desenvolver. Tinha que vender, nehh.

O Início do Marketing

As idéias de marketing como é entendida na era moderna começou durante a época da Revolução Industrial. Esse período aconteceu entre o século XVIII e durou até o século XIX. Foi uma época de rápidas mudanças sociais, motivadas por inovações promovida pelas indústrias científicas e tecnológicas.

Foi durante a Revolução Industrial que comprar bens se tornou mais fácil para um consumidor, do que fazer por conta própria. A produção em massa criou muitas indústrias envolvidas no mesmo esforço: atender um mercado consumidor crescente. A infra-estrutura para transporte e a divulgação em massa começou a surgir. Com isso, os produtores precisavam encontrar as melhores maneiras de desenvolver os produtos que os clientes precisavam, e uma abordagem mais sofisticada para informar sobre esses produtos e o que eles poderiam oferecer.

Aumento da Concorrência

A partir do início do século XX até o final da década de 1940, a competição no mundo dos negócios tornou-se mais intensa. A necessidade de aumentar as vendas usando técnicas de marketing tornou-se essencial para ser competitivo. A capacidade de desenvolver uma marca e comercializar adequadamente cresceu em valor.

A concorrência levou à necessidade de aumentar a produção e as participações de mercado em todos os setores. O marketing começou a enfatizar os métodos de distribuição, e também passou a elaborar tipos de comunicação voltadas para o consumidor. O objetivo logo se tornou convencer os consumidores de que os bens e serviços fornecidos por uma empresa “A” eram melhores do que de outra empresa, que oferecia a mesma coisa.

A Evolução do Marketing

Veja como a tecnologia mudou a forma como os profissionais de marketing realizavam os seus trabalhos, e como os consumidores respondiam a essas ações:

1450 – Gutemberg – Inventa a impressão através de tipos móveis, e a impressão em massa é possível pela primeira vez;
1730 – Surgem as primeiras revistas;
1741 – A primeira revista americana é publicada na Philadelphia;
1839 – Surgem os primeiros posters;
1867  – Billboards – primeiros anúncios de outdoors registrados;
1876 – A invenção do telefone: Granham Bell
1922 – Começam as primeiras publicidades no rádio;
1925 – Invenção da televisão – John L. Baird – Acontece uma reprodução satisfatória de imagens;
1926 – Surgi o cinema falado;
1941 – TV – primeiro uso registrado de publicidade televisiva;
1946 – Penetração domiciliar por telefone passa a marca de 50%;
1950 – Implementação do Telemarketing.

Você pode saber mais, acessando o infográfico elaborado pela Hubspot, contando a história do marketing.

Negócios de Marketing

A partir da década de 1960, muitos mercados ficaram saturados por causa da concorrência. A necessidade de obter e manter clientes agora exigia especialistas na área do marketing direto . Este é um momento em que surgem as empresas (agências) dedicadas com o único propósito de comercializar produtos ou serviços de uma empresa.

Foi quando a gerência de marketing desenvolveu a sofisticação necessária para ser uma parte essencial do sucesso do negócio. Os gerentes de marketing começaram a se envolver com o planejamento estratégico. Essa contribuição foi importante para determinar o custo, e os métodos usados para comunicar informações sobre produtos e serviços aos consumidores.

Branding Estratégico

O mundo do marketing começou a mudar nos anos 90. Um produto ou serviço era criado e instantaneamente uma marca era desenvolvida. As empresas começaram a perceber que poderiam se concentrar em vender mais produtos de alta qualidade e construir uma marca para eles. Isso resultou em empresas que experimentaram um aumento em suas margens, e também expandiram sua reputação. Também aumentou a consciência da marca que eles criaram. Algumas empresas conseguiram melhorar sua participação de mercado em mais de 49%.

Marketing na Internet

Com a evolução da web, os sites passaram a ser uma ferramenta essencial para a exposição e comercialização. Durante o final da década de 1990, os sites das empresas eram desenvolvidos em texto, e começaram a florescer. Eles foram inicialmente utilizados para fornecer informações sobre os produtos ou serviços de uma empresa.

A primeira empresa a ter uma campanha de marketing on-line foi a Bristol-Myers Squibb para promover o seu produto Excedrin. A campanha foi um sucesso e a Bristol-Myers Squibb conseguiu adicionar dezenas de milhares de nomes à sua lista de clientes. Hoje, centenas de bilhões de dólares são investidos a cada ano no negócio de marketing digital.

Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO)

Nos últimos 25 anos, a importância de usar a Web e os mecanismos de pesquisa para marketing aumentou dramaticamente. No início, os mecanismos de busca da Web não possuíam resultados tão eficientes. Conseguir uma boa classificação através de um mecanismo de pesquisa não era muito complicado. Os resultados dos mecanismos de busca eram fáceis de se obter, e a qualidade dos resultados eram bem ruim.

Para fornecer os melhores resultados, e de qualidade, os mecanismos de pesquisa mudaram seus algoritmos. O objetivo era validar os sites de referência para garantir a qualidade dos resultados fornecidos pelo mecanismo de pesquisa. O Google, buscando sempre os melhores resultados para seu público, atualiza com grande frequência os seus algoritmos.

Atualmente é quase impossível manipular as classificações de SEO . E quando alguém tenta fazer isso, através de práticas maliciosas, pode ter os resultados de busca da sua marca punido pelo Google, e ainda corre o risco de ter o site inserido na blacklist do Google.

Blog

Durante o final da década de 1990, os blogs se tornaram uma parte importante do marketing. Em 1999, havia aproximadamente 23 blogs ativos nos EUA. Estima-se que atualmente existem mais de 150 milhões de blogs ativos.

Os Blogs agora fazem parte da maioria das campanhas de marketing de conteúdo . Eles são usados para fornecer informações, construir relacionamento com os clientes, gerar leads de vendas, aumentar o reconhecimento da marca, obter feedback dos clientes e muito mais.

E o futuro?

À medida que os consumidores e suas tecnologias avançam em um ritmo cada vez mais acelerado, os profissionais de marketing tem que adaptar a todo momento nesse jogo.

Ao mesmo tempo, a tecnologia de ponta estava limitada a um pequeno grupo da população – e esses avanços foram lentamente desenrolados para as massas ao longo de décadas (e até séculos!). Agora, as taxas de adesão são mais rápidas e mais difundidas do que nunca – e estão colocando o controle de volta nas mãos dos consumidores.

Cabe aos profissionais de marketing acompanhar esse mundo cada vez mais acelerado se quiserem que sua mensagem seja ouvida.

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