O Marketing Digital consiste em um conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa, pode executar através do ambiente online com o objetivo de atrair oportunidades de novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade para uma marca.

Através dele é possível:

# Criar, aprimorar e otimizar relações com clientes;
# Atrair oportunidades de negócios;
# Aumentar visibilidade;
# Construir um diferencial para a marca;
# Conhecer melhor a sua audiência, o seu mercado e até mesmo os seus concorrentes;
# E é claro: Gerar vendas;
# Trabalhar um pós-venda mais efetivo, com o objetivo de conquistar e manter clientes fidelizados.

Muitas empresas já estão se adaptando e percebendo que o marketing digital é realmente muito importante, e por isso, tem em seu orçamento valores destinado para estratégias online. Isso porque, elas sabem que se realmente quiserem ganhar dinheiro e crescer, precisarão investir nas melhores técnicas e estratégias de atração de novas oportunidades. E a internet é o melhor caminho para isso.

Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing, Mídias Pagas e o Marketing de Conteúdo.

O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas ao mesmo tempo é muito amplo. Como compreender um assunto tão abrangente? Qualquer ação da minha empresa da internet caracteriza Marketing Digital? Quais são as melhore estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações? Como obter retorno sobre o investimento? Vou conseguir resultados a curto prazo?

Entre essas e muitas outras dúvidas, existe uma certeza sobre a necessidade e o crescimento do marketing digital nos próximos anos, e muita gente já sabe disso. E você?

Quer estar preparado para saber tudo sobre esse assunto agora mesmo?

Acredito que você dever ter respondido “sim”, então, criamos esse conteúdo para ajudar e para que você entenda exatamente o que é, seus principais benefícios, as estratégias utilizadas e como a sua empresa se encaixa e pode tirar o melhor proveito disso.

Então: O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é uma estratégia empresarial para promover produtos, serviços ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no tempo certo.

Philip Kotler é considerado o pai do Marketing e conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Porém, as possibilidades de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que mais da metade da população mundial possui acesso à internet e que até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais.

Atualmente, o Marketing Digital é a principal estratégia de fazer e conceituar marketing. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente digital (online).

Usando canais digitais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros, as empresas tentam solucionar problemas e desejos de clientes e potenciais clientes.

A grande “sacada” do conceito apresentado pelo professor Kotler, é que trata-se de um processo social! É algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.

Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, profissionais liberais, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

Pense em quanta coisa mudou nos últimos anos? Essas transformações estão cada vez mais rápidas e impactando empresas, consumidores e mudando a forma como se relacionam e negociam. Por isso é fundamental acompanhar as mudanças e estar atualizado, isso pode ajudar você a encontrar novas oportunidades para se aproximar dos seus clientes, e estar inserido nesse contexto.

Contexto

Vamos voltar um pouquinho no tempo para entender melhor! Nos anos 90, a internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais empresas do mundo surgiram e muitas também desapareceram.

Chamamos esse período de Web 1.0 — quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis.

Foi nessa época que surgiu o Google (em sua forma mais rudimentar), bem como vários outros sites de busca, e o ICQ, por exemplo. Foi neste período — o de nascimento da internet como conhecemos — que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.

É importante também entender sobre a história do marketing, vale a pena uma leitura nesse conteúdo.

Antes de continuarmos nosso estudo sobre o marketing digital, devo informar que não vou fazer um post extenso. Por isso, disponibilizamos este conteúdo em pequenas partes, por tópicos, e em breve vou disponibilizar um ebook sobre esse assunto para download, Ok?

Diante desse cenário, observe o conceito de marketing e adicione a internet. Essa é a grande “essência” do marketing digital! E os meios digitais envolvem computadores, mas também envolvem as novas tecnologias: os smartphones, e a forma dominante de comunicação digital é a internet.

O grande fluxo de comunicação que a web proporciona, hoje, favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, como veremos nos próximos tópicos.

Quando falamos de aumentar nossa rede de contatos, fortalecer a nossa marca e melhorar as vendas, todos esses são objetivos que o marketing digital como ferramenta para alcançá-los, além de possuir os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.

Em breve falaremos sobre Vantagens do Marketing Digital, Como fazer Marketing Digital, Plano de Marketing Digital, Métricas de Marketing Digital, Ferramentas de Marketing Digital e muito mais.

E aí, gostou desse conteúdo? Em breve vou disponibilizar um ebook sobre esse assunto para download.