Querendo ou não, a maneira de se relacionar com o seu cliente mudou. O marketing tradicional não atinge mais como antes, e o mercado digital é uma realidade que veio para ficar. Essas mudanças envolvem cada vez mais todas as empresas a ponto de transformar por completo a maneira como as pessoas realizam os seus negócios. Entenda o que é, como funciona e como se adaptar!

Hoje em dia, é possível acessar e controlar uma conta bancária, fazer investimentos e comprar todo tipo de produto, seja uma pizza ou mesmo um carro de luxo, e tudo isso através do seu celular, utilizando a internet. Buscamos recursos avançados para executar tarefas de forma cada vez mais rápida, eficiente e segura.

Além disso, o mercado digital criou ainda novos modelos de negócio e deu margem para a criação de produtos inteiramente digitais.

Seja por transformar indústrias tradicionais ou criar segmentos de mercado, como é que a sua empresa pode se encaixar nessa nova realidade? É isso que você vai ver agora!

O que é o mercado digital?

Quando falamos em um mercado tradicional, a primeira coisa que vem em nossa mente é um lugar onde as pessoas compram, vendem ou trocam diversos tipos de coisas, certo?

No mercado digital acontece a mesma coisa. A diferença é que se faz isso por meio da internet. Seja em lojas virtuais (e-commecers) ou grupos do Facebook. Lembra do tradicional caderno de classificados, com ofertas de empregos e etc.. era imenso, e que vinha dentro dos grandes jornais locais? Hoje eles existem, mas em plataformas como Catho e OLX. O fato é que a web nunca foi tão prática para realizar transações comerciais.

Ah, e o que aconteceu com aqueles grandes jornais impressos? Precisaram se ajustar para um novo formato de mercado e para novos consumidores. Eles estão acessíveis para você em um novo formato, através da web.

O crescimento diário dos usuários de internet no Brasil e no mundo é contínuo, e a tendência é que isso aconteça ainda mais e mais nos próximos anos. Atualmente mais da metade da população mundial possui acesso à internet e até 2021 haverão cerca de 2,3 bilhões de consumidores digitais.

O atual comportamento de consumo

A Evolução Digital é um evento sem volta: uma revolução que veio para mudar completamente a maneira como encaramos o mundo e interagimos com ele. O mercado digital está no centro dessa transformação, pois boa parte das tendências e inovações que fazem parte dela, se relacionam com as mudanças na forma de consumir produtos e serviços.

Então vamos colocar na prática: Como a maioria das pessoas com acesso a internet, iniciam um processo de compra nos dias atuais? Bom, ela desperta um desejo, ou através de um trabalho de marketing digital, se gera uma necessidade de consumo para um determinado tipo de consumidor. Então podemos dizer que o inicio do processo é uma necessidade. Mas é o consumidor quem determina sua real necessidade – eu quero ou preciso desse produto.

Ao gerar uma necessidade, o usuário começa a pesquisar informações sobre esse determinado produto, em seguida ele vai decidir (onde comprar?), qual a melhor empresa para fornecer esse produto, com qualidade e bom valor. Com a realização da compra o cliente conclui o processo.

Entendeu a grande sacada do novo comportamento de consumo? Tudo isso acontece dentro do universo online! As razões dessa transformação acontece por que, o inicio do processo de pesquisa acontece dentro do ambiente digital.

Logo, as empresas que estiverem atentas ao novo processo de Consumo Digital provavelmente vão se beneficiar das vantagens e possibilidades da web para vender.

Como o mercado digital oferece oportunidade para as empresas?

O mercado digital certamente oferece uma série de oportunidades para todo o tipo de empresa. Não importa o tamanho do seu negócio, se tem muita ou pouca verba para investir em marketing ou mesmo se tem um grande conhecimento do assunto.

O acesso à informações e a soluções tornaram todos esses obstáculos coisa do passado. Hoje em dia todos podem empreender no ambiente online, desde que se prepare bem pra isso.

Veja como o mercado digital oferece oportunidades, e aprenda como a sua empresa pode tirar proveito dessas oportunidades:

Soluções para problemas antigos

A tecnologia permite que problemas antigos, nunca devidamente solucionados, sejam atacados de forma inovadora, e esse tipo de solução costuma ser bastante rentável, pois as pessoas estão dispostas a pagar por algo que gere valor real para elas, e que resolva uma dificuldade comum.

Dessa forma, criar maneiras de solucionar problemas que já persistem por muito tempo é uma oportunidade e tanto.

Mercados e negócios nunca vistos antes

Alguns dos modelos de negócio interessantes hoje em dia, não existiam a alguns anos atrás. Pense em serviços como Uber, Netflix, Airbnb e muitos outros que hoje se espalham por diversas áreas de atuação, e se tornaram sucessos graças à evolução do mercado digital.

Conforme esse mercado avança, é de esperar que outras empresas inovadoras quebrem paradigmas e lancem modelos de negócio que serão altamente lucrativos.

Oportunidades através de qualificação

Quando todo mundo está preocupado com tecnologia, a inovação pode vir justamente de comportamentos básicos, oferecidos através da qualificação pessoal ou da equipe em sua empresa. Como assim?

O sucesso no mercado digital depende dos elementos que nunca mudam. Não é só atrair clientes, mas é importante estar preparado para esses novos clientes, e eles sempre darão grande valor a aspectos básicos como a qualidade do produto, eficiência, agilidade no processo, e um bom atendimento. São grandes as reclamações de clientes sobre atendimento e qualidade. Preparar a sua empresa para esses princípios, pode ser uma grande diferencial.

Esse são fatores que não mudam, e o mercado digital oferece ferramentas excelentes para quem deseja manter um padrão elevado de qualidade sem se envolver em uma “guerra tecnológica” com os concorrentes.

Como encaixar o seu negócio na evolução do mercado digital

O fato de que o mercado digital já é uma realidade necessária, não quer dizer que todas as empresas vão se beneficiar dele. Muito pelo contrário, quem não entender as “regras do jogo” e se adaptar para competir em alto nível no mercado digital, corre sérios riscos de perder espaço e enfrentar dificuldades.

Pense nisso! É fundamental que você faça as mudanças necessárias para colocar sua empresa em uma posição favorável, ou seja, capaz de fazer frente à concorrentes na luta pelos clientes online.

Algumas das ações necessárias para ter sucesso nesse cenário incluem:

Produzir conteúdo de máxima qualidade

A produção de conteúdo é um dos elementos fundamentais do mercado digital, pois é a forma encontrada pelos clientes para entender melhor seus problemas e necessidades.

Além disso, serve para determinar quais são as marcas e empresas mais confiáveis.

Outro ponto importante do conteúdo no mercado digital é que ele ajuda a promover a imagem da marca e torná-la conhecida no seu respectivo nicho, com o potencial de ser reconhecida como autoridade em determinado assunto.

Sendo assim, quanto melhor o seu trabalho em produzir materiais de conteúdo, que sejam relevantes e interessantes para o seu público, maiores são as chances de vender para ele.

Conclusão

Em resumo, atuar no mercado digital exige tanta preparação e cuidado quanto qualquer operação física.

O mercado digital é grande demais para ser ignorado. As empresas que se adaptam a essa nova realidade e investem nele são as que se manterão ativas e saudáveis no mercado. Por isso, não deixe para depois, comece imediatamente, agora é a hora de aproveitar o mundo digital para vender mais.

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