Outbound Marketing: Entende essa estratégia

O cliente é o principal ativo de uma empresa, aquilo que justifica sua própria existência. Então podemos dizer que conquistar clientes é um dos processos mais importantes para qualquer negócio. Certo?

Como é na prospecção que começa a conquista do novo cliente, a estratégia escolhida pela empresa vai conduzir todo o caminho que o cliente vai trilhar da etapa de conhecimento até a decisão de compra.

Por essa razão, a prospecção de clientes é um processo planejado diariamente por gestores e equipes de venda com foco na meta e no aumento de receita para seu empreendimento.

Atualmente, existem duas maneiras de prospectar ou podemos dizer “encontrar e conquistar” novos clientes: passivamente, por meio do inbound marketing, e ativamente, com o outbound marketing.

Com o recente crescimento do inbound marketing, vários profissionais da área entendem que ele é a maneira mais moderna e eficiente de encontrar e conquistar — prospectar clientes. Entretanto, existem empresas que continuam investindo em processos outbound, como HubSpot, Salesforce e Samba Tech, e por um bom motivo: ele dá resultado!

O outbound marketing é um método tradicional de marketing que procura obter clientes em potencial. O outbound marketing inclui atividades como:

* feiras de negócios, seminários;
* listas de e-mail compradas;
* ligações internas, telemarketing terceirizado;
* outdoors e banners em sites;
* propagandas de rádio, TV e até no YouTube;
* Facebook Ads, Google AdWords e muito mais!

Ou seja, o outbound ocupa um importante lugar nos investimentos das empresas, e está presente na sua rotina. É caro, difícil de rastrear resultado e o ROI é muito menor do que o inbound marketing.